Ana Maria Vieira de Melo

Graduada em Piano pela UFRJ e em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política da USP.
Aperfeiçoamento em Técnica e Interpretação Pianística também pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM), da UFRJ.
 
Frequentou aulas de Alta Interpretação Pianística ministradas  por Guiomar Novaes e  Magdalena Tagliaferro.
 
Recebeu orientação em matérias afins por parte de renomados mestres como Virgínia Fiúza  (Harmonia,  Contraponto e Análise Musical),  Marçal Romero (Música de Câmara),  Henriqueta  Braga
(História da Música e Pedagogia), Bernardo Eisenlohr (Acústica e Anatomia).  Mais recentemente, fêz curso de Pedagogia Pianística com Glória Machado.
 
Foi premiada em importantes concursos nacionais de piano, como o concurso Schumann e o Chopin.

No Rio de Janeiro, apresentou-se em diversas salas de Concerto,  como  Associação Brasileira  de Imprensa (ABI), Automóvel Clube do Brasil, Instituto Goethe,  tendo também  gravado  programas para as Rádios Ministério da Educação e Roquette Pinto. 
 
Ativa camerista, participa de várias formações, divulgando o repertório de Câmara nacional e internacional, apresentando-se em espaços como SESC,  Memorial  da  América  Latina,  Cultura Inglesa, Biblioteca  Mário  de  Andrade,  Instituto  de  Artes  da UNESP,  Mosteiro  de  São Bento,   Catedral
Evangélica de São Paulo, dentre outros.
 
 
Realizou gravações para a Rede Vida de Televisão, Rede Mundial de Televisão e Programa Souza Lima Show Total.
 
Como professora, tem exercido atividades em destacadas Escolas de Musica de São Paulo, formando grande número de alunos.
 
Ministrou workshops de Iniciação à História da Música - da Grécia Antiga à Atualidade - em diversas instituições de ensino musical, dentre as quais o  Conservatório  Amadeus  Mozart  (São José do Rio
Preto), destinado a professores.
 
Tem colaborado, como correpetidora, com cantores líricos como  Jeller Felipe,  Bruno Facio  e  Milena  Tarasiuk.
 
No Conservatório Souza Lima,  ministra aulas de piano erudito a alunos de todos os níveis -  desde o Básico ao Superior -, nos Cursos Técnico e Livre, e participa ativamente da preparação para o Vestibu-
lar em Música. Também é responsável por classes de Música de Câmara, Teoria  e  História da Música, tanto no Curso Técnico quanto no Curso Livre. 
 
Responsável pelo Projeto Euterpe, realizado no Conservatório Souza Lima em colaboração com a jornalista e musicóloga Camila Frésca,  O Projeto promove encontros com renomados mestres como Flô Menezes, Edmundo Villani-Côrtes,  Lívio Tragtenberg, Mário Ficarelli,  Sérgio Cominatto, Tsuna Iwani, Anna Maria Kieffer, Gilberto Mendes e Wilson Sukorski, entre outros.
 
Visando ao aprimoramento de estudantes e professores de música  em  geral, ministra workshops e cursos de História de Música e da Arte dentro de uma perspectiva sócio-cultural.


INFORMAÇÕES:

CONSERVATÓRIO SOUZA LIMA:
Fone: (11) 3884 - 9149
E-mail: souzalima@souzalima.com.br
Endereço: Rua José Maria Lisboa, 745 - Jardins - São Paulo - SP