Ana Maria Vieira de Mello | Pianista

Graduada em Piano pela UFRJ e em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Aperfeiçoamento em Técnica e Interpretação Pianística também pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM), da UFRJ.

Frequentou aulas de Alta Interpretação Pianística ministradas por Guiomar Novaes e Magdalena Tagliaferro e, mais recentemente, com André Rangel (UNESP).

Recebeu orientação em matérias teóricas por parte de renomados mestres como Virgínia Fiúza (Harmonia, Contraponto e Análise Musical), Marçal Romero (Música de Câmara), Henriqueta Braga (História da Música e Pedagogia), Bernardo Eisenlohr (Acústica e Anatomia). Mais recentemente, fez curso de Pedagogia Pianística com Glória Machado (UNESP).

Foi premiada em importantes concursos nacionais de piano, como os concursos Schumann e Chopin.

No Rio de Janeiro, apresentou-se em diversas salas de Concerto, como Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Automóvel Clube do Brasil, Instituto Goethe, tendo também gravado programas para as Rádios Ministério da Educação e Roquete Pinto.

Ativa camerista, participa de várias formações, divulgando o repertório de Câmara nacional e internacional, apresentando-se em espaços como SESC, Memorial da América Latina, Cultura Inglesa, Biblioteca Mário de Andrade, Instituto de Artes da UNESP, Mosteiro de São Bento, Catedral Evangélica de São Paulo, dentre outros.

Também realizou gravações para a Rede Vida de Televisão, Rede Mundial de Televisão e Programa Souza Lima Show Total.

Como professora, tem exercido atividades em destacadas Escolas de Música de São Paulo, formando grande número de alunos.

Ministrou workshops – destinado a professores – de Iniciação à História da Música, -da Grécia Antiga à Atualidade, – em diversas instituições de ensino musical, dentre as quais o Conservatório Amadeus Mozart (São José do Rio Preto).

Tem colaborado, como correpetidora, com cantores líricos como José Jeller Felipe, Bruno Facio e Milena Tarasiuk.

Na Faculdade e Conservatório Souza Lima, onde trabalha há mais de vinte anos, ministra aulas de piano erudito a alunos de todos os níveis – desde o Básico ao Superior, nos Cursos Técnico e Livre, e participa ativamente da preparação para o Vestibular de Música – tanto instrumento bem como nas matérias teóricas. Também é responsável por classes de Música de Câmara, Teoria e História da Música, nos no Curso Técnico e Curso Livre.

Responsável pelo Projeto Euterpe, realizado no Conservatório Souza Lima em
colaboração com a jornalista e musicóloga Camila Frésca, o Projeto promovia encontros com renomados mestres como Flô Menezes, Edmundo Villani-Côrtes, Lívio Tragtenberg, Mário Ficarelli, Sérgio Cominatto, Tsuna Iwani, Anna Maria Kieffer, Gilberto Mendes e Wilson Sukorski, entre outros.

Visando ao aprimoramento de estudantes e professores de música em geral,
ministra workshops e cursos de História de Música e da Arte dentro de uma perspectiva sociocultural.

pianista Ana Maria