banner loja_magazine_luiza

radio sl

Newsletter
Nome (*)

Nome é necessário
Email (*)

Email é necessário
Validação
Validação
  Refresh
Dados Inválidos, tente novamente.



Curso de Harmonia

PROGRAMA 
(fonte apostilas Berklee College of Music)

HARMONIA I
Fundamentos
- pentagrama, claves, notas
- acidentes
- escalas maiores e menores
- reconhecimento de intervalos
- construção de tríades
- construção de acordes com sétima (tetracordes)
- inversão de acordes
- distribuição nos acordes
- tensões
- escalas e modos
Harmonia Diatônica
- tendência escalar
- princípio de condução de vozes
- movimento de tônicas
- reharmonização diatônica
- acordes V7 (sus4)
- cadências

 

HARMONIA II
Funções Diatônicas dos acordes Dominantes
- dominantes secundárias
- ritmo harmônico
- dominantes estendidas ou dominantes consecutivas
- resolução de engano (cadência de engano)
- Iim7 associado
Desenvolvimento de linhas guias
- continuidade harmônica
- linhas guias com notas do acorde
Tonalidade Menor
- empréstimo modal
- subdominante menor
- tonalidades menores
- linhas clichês
Blues

- escalas melódicas e intervalos
- manipulação das melodias
- forma
- melodia e ritmo
- relação entre harmonia e melodia

 

HARMONIA III
Funções Diatônicas das escalas nos acordes
- acordes diatônicos
- acordes dominantes secundários
- dominantes estendidas e acordes IIm7 associados
- outros acordes da tonalidade maior
- acordes da tonalidade menor
- acordes blues
Funções do Acorde Dominante
- V7 - resoluções de engano comuns
- dominante substituta
- acordes IIm7 associados
- acordes dominantes estendidos substitutos
- escalas para os dominantes substitutos
Acordes diminutos com sétima / #IVm7 (b5)

- acordes diminutos com sétima
- tensões disponíveis - acordes diminutos
- escalas - acordes diminutos
- acorde #IVm7 (b5)

Modulação

- considerações
- direta
- acorde pivô
- acorde dominante

 

Harmonia IV

Movimento de engano dos acordes Dominantes

- Revisão - Funções Dominantes e resoluções
- Revisão - resolução de engano tradicional de acordes dominantes
- Resolução de engano para dominantes secundárias
- acordes dominantes sem função dominante
- dominantes próximos e acordes IIm7 associados

Empréstimo Modal

- Revisão - Empréstimo Modal da menor natural
- outras escalas possíveis de empréstimo modal

Pedal e Ostinato

- pedal dominante e tônico
- Ostinato

Harmonia Modal

- Notas características / cadências harmônicas
- melodias modais
- distribuição modal de tônicas

Acordes Compostos

- Inversões
- Híbridos
- Policordes
- Harmonização Melódica

Progressão de acordes com estrutura constante

Unidade Jardins

Rua José Maria Lisboa, 745
São Paulo - SP
CEP 01423-001
Fone: 11 3884-9149
Fax: 3884-7611

Unidade Alphaville

Pça Vitória Régia, 86
Centro Comercial
Fone: 11 4195-6348

Unidade Moema

Av. Miruna, 190
Fone: 11 5093-9144

Unidade 9 de Julho

Av. 9 de Julho, 3110
Jardins
Fone: 11 2384-2904

Unidade Ribeirão Preto

Av. Santa Luzia, 285
Jardim Sumaré
Fone: 16 3441-1588

Desenvolvedor


© Copyright . 1996 . 2011 - www.souzalima.com.br - Todos os Direitos Reservados