Patrono da instituição - Souza Lima
 

Patrono da instituição

João de Souza Lima nasceu em São Paulo em 21 de março de 1898. (1898 – 1982) Pianista virtuoso, maestro e compositor, Souza Lima destacou-se na cidade de São Paulo ainda jovem ao acompanhar solistas que visitavam a ainda provinciana cidade do início do século XX.

Na Europa aperfeiçoou seus estudos com Maurice Ravel.

A partir de 1922 iniciou carreira como concertista internacional, destacando-se em festivais e concertos na Europa – em Paris e Milão. Através de Tarsila do Amaral conheceu Heitor Villa-Lobos, amigo que o visitou em sua morada em Paris, e foi pelas mãos do maestro Souza Lima, intérprete aclamado, que se deu a introdução da obra de Heitor Villa-Lobos a cena musical parisiense.

Em 1935 a convite de Mario de Andrade passou a integrar o Departamento de Cultura do Município de São Paulo. E como convidado constante atuou como maestro da Orquestra do Teatro Municipal.

Pela contínua dedicação ao piano e a regência, responsável por estreias de obras de Camargo Guarnieri e Heitor-Villa Lobos nas décadas de 1940, 1950, e 1960, sua obra composicional não teve a mesma projeção se comparada a carreira de solista e maestro.

Em 1980 o Maestro, Souza Lima, com a proposta do educador musical recém-formado Professor Antônio Mario da Silva Cunha, aprovou a cessão do seu nome para batizar uma nova instituição.

Hoje, após trinta e oito anos, a instituição Souza Lima, com cinco unidades e três núcleos oferece Musicalização Infantil, Curso Livre, Curso Técnico, Faculdade, Pós-Graduação e Extensões Universitárias, colabora com enriquecimento da educação musical no Brasil e no Mundo.

Souza Lima – um compositor, um maestro, um intérprete, uma instituição!

joao-marcontes

Por: João Marcondes

Coordenador pedagógico.

×